Segurança privada: o que preciso para trabalhar?
Neste post você irá conferir tudo sobre Segurança Privada.
A demanda por profissionais na área da segurança tem crescido cada vez mais. Isso por ser um segmento essencial para a manutenção e o equilíbrio da sociedade. A violência assusta e garantir a segurança pessoal, familiar e dos seus bens materiais tem se tornado umas das prioridades dos brasileiros.
Diante desse cenário, muitas pessoas querem se profissionalizar na área e buscam saber quais são as exigências para se trabalhar na segurança privada. Confira a seguir!
Segurança privada
Conforme está na Lei 7.102/83 existem alguns requisitos que devem ser atendidos para o exercício da profissão:
– Ser brasileiro;
– Possuir no mínimo 21 anos;
– Ter escolaridade correspondente a no mínimo a quarta série do primeiro grau;
– Ter realizado e sido aprovado em um curso de formação de vigilantes que seja de um estabelecimento autorizado;
– Possuir aprovação em um exame de saúde física e mental;
– Não possuir antecedentes criminais;
– Estar quite com as obrigações militares e eleitorais.
Logo, se você deseja trabalhar na segurança privada a primeira coisa que deve fazer é verificar se atende a todos os requisitos acima. É preciso realizar um curso de formação de vigilante em uma instituição que seja aprovada pela Polícia Federal.
O vigilante poderá ter porte de arma fora do trabalho?
O artigo dez regulamenta de forma geral a autorização ao porte de arma, e a Lei 10.826/03 diz que qualquer cidadão pode solicitar o porte de arma, desde que se comprove a sua efetiva necessidade por exercício de sua atividade profissional de risco ou ameaça a sua integridade física, além de cumprir a todas as exigências já citadas.
Geralmente, os vigilantes possuem mais probabilidades de conseguir o porte particular de arma pois possuem experiência no manuseio. Além disso, eles costumam ser mais visados pelos criminosos e precisam estar em alerta.
Não esqueça. Você não pode portar arma sem autorização. Caso contrário, estará sujeito à pena de detenção de 1 a 3 anos e multa, para calibres permitidos.
CONHEÇA O CURSO DE SEGURANÇA PESSOAL PRIVADA