Tipos de vigilância e suas funções
Neste post você irá conferir tudo sobre os tipos de vigilâncias.
Os vigilantes são profissionais responsáveis por manter a segurança de pessoas e objetos de valor e são essenciais para o bom funcionamento de empresas e da sociedade. Isso já está claro para as pessoas, porém muitos ainda não sabem que existem vários tipos e especificações dessa profissão. Você sabia que existem funções diferentes para tipos de vigilantes? Conheça mais sobre isso a seguir!
Tipos de atividades
Existem quatro tipos de atividades de Segurança privada e elas são:
Vigilância patrimonial: Esse tipo de vigilância tem o objetivo de proteger bens patrimoniais e são solicitados por empresas dos mais diversos segmentos.
Transporte de valores: Realiza de forma segura o transporte de cargas de alto valor, com profissionais capacitados, equipamentos e veículos apropriados.
Segurança pessoal: É responsável por assegurar a segurança física de pessoas.
Escolta armada: Tem o objetivo de garantir o transporte e a permanência em segurança de pessoas ou até mesmo cargas.
Tipos de Vigilância
A vigilância ocorre quando uma pessoa ou empresa emprega recursos humanos e equipamentos com a finalidade de produzir proteção e ausência de riscos. É a atividade de monitoramento e acompanhamento de atividades, pessoas, bens e locais com o intuito de garantir sua segurança.
1 – Vigilância em Bancos
– Segundo a Lei 7.102/83, as instituições financeiras são obrigadas a possuírem um sistema de segurança com pessoas devidamente capacitadas (os vigilantes).
– É muito visado por criminosos, por ser um local onde ocorre grande movimentação de numerários e valores. Por isso exige a atuação constantemente atenta do vigilante.
– O vigilante deve se posicionar em pontos estratégicos nesses locais, o que permitirá melhor ângulo de visão, diminuindo as chances de um ataque surpresa.
2 – Vigilância em Shopping Centers
– Como é um lugar que ocorre grande circulação de pessoas, o vigilante precisa ficar atento ao comportamento e atitude das pessoas, agindo com discrição e cautela garantindo a preservação da segurança coletiva.
– Atua preventivamente evitando perigos.
3 – Vigilância em Hospitais
– O profissional deve estar atento à toda movimentação interna, principalmente nos locais onde haja acesso restrito a determinadas pessoas e horários pré-definidos.
– O vigilante precisa ter equilíbrio emocional, já que é um lugar propício ao desgaste onde ele provavelmente irá presenciar situações onde as pessoas entram em desespero e demonstram insatisfação em relação ao tratamento e espera.
4 – Vigilância em Escolas
– Para atuar em escola também é necessária muita preparação, pois é necessário que o vigilante tenha uma postura madura e atitudes discretas e coerentes no seu relacionamento com os alunos.
– Além de problemas internos, o vigilante deve permanecer atento quanto à presença de pessoas estranhas circulando nas imediações de colégio.
5 – Vigilância em Prédios
– Existe também a segurança privada que atua tanto em prédios residenciais quanto comerciais.
– Como existia uma carência de segurança nesses locais, eles eram muito visados pelos bandidos.
– No prédio residencial o intuito é garantir a segurança e a tranquilidade dos moradores. Já nos prédios comerciais, o objetivo é a proteção dos funcionários, clientes e visitantes.
CONHEÇA OS CURSO DISPONÍVEIS PARA VOCÊ!